CENTRO-OESTE/MG – “Briga de vizinhos: RIO PARANAÍBA QUER TIRAR FENACEN DE SÃO GOTARDO”
Um Grupo de seis agricultores de Rio Paranaíba, município maior produtor de cenoura do Alto Paranaíba, entrou em contato com o Centroesteurgente para falar dos seus planos de transferir para lá o evento FENACEN – Festa Nacional da Cenoura celebrada, há 20 anos, em São Gotardo, cidade vizinha que, no entendimento deles, vem mantendo a primazia das comemorações de maneira injusta como se fosse a maior produtora da raiz quando, na verdade, não joga na terra uma semente sequer da cultivar.
Para o referido grupo, apesar de o maior produtor de cenoura de RP residir em São Gotardo não dá nenhum direito a esta cidade de fazer a festa. Avaliam ser muito grave a ausência de notoriedade nacional do seu município em torno da riquíssima produtividade, pois lhe acarreta consideráveis prejuízos em investimentos públicos e privados. Deixam claro que “a fama nacional de maior produtora centrada em São Gotardo é uma apropriação indébita de quem não mais dispõe de referência no plantio”.
Em tom de guerra, declaram: “ caso nosso vizinho persista na farsa de realizar a FENACEN, que o faça, mas nós vamos criar nossa própria festa, pois temos a legitimidade do sentimento nativista inspirado na grande produção “in loco”, inclusive, buscando outro nome, se necessário for. E nossos políticos precisam deixar de ser bundões e se mexerem, pois só lembram de RP na hora das eleições”….
Questionados se desejam a transferência imediata do evento para sua cidade responderam que não sabem se terão tempo hábil para a iniciativa muito embora estejam convictos de que a festa não tem de ser obrigatoriamente voltada para shows de artistas cujos custos são caros. “Além disso, os preços da cenoura e afins têm sido aquém da realidade, presentemente, impedindo iniciativas promocionais, mas sabemos que o mesmo problema financeiro será enfrentado esse ano por nossos vizinhos”, dizem eles acrescentando: “não há dúvida de que o evento anual perdeu o sentido em São Gotardo onde é explorado apenas por “promoters” em busca de lucratividade em torno de shows artísticos. Aqui em Rio Paranaíba a festa se abrigará em sentimento nativista e, por isso mesmo, não terá de centrar-se somente em atrações artísticas”.
Os seis agricultores, que preferem não divulgar os nomes, se orgulham de já terem no município uma universidade federal e o melhor carnaval de rua da região. “A festa da cenoura se somará ao nosso calendário para atrair mais visitantes”, prometem.
Um dos representantes do grupo faz questão de deixar claro: “esse negócio de se achar que trazer a Fenacen para RP vai contrariar a família Sekita não passa de babaquice para empurrar com a barriga nosso dever de cidadania. Queiram ou não os Sekita terão de continuar plantando em nosso município ou acabarão desgastados, caso não colaborem. Também nossos políticos precisam deixar de ter “saco mole”.
A celeuma em torno da disputa entre as duas cidades começou no dia 8 de janeiro deste ano, num domingo, quando a vereadora são-gotardense Denise Alves, inexplicavelmente, teve a infeliz ideia de publicar no Face Book uma homenagem ao seu município com o título de capital nacional da cenoura , ilustrando a matéria com falsas fotografias tiradas em outras regiões produtoras. A inverdade da homenagem mexeu com os brios de RP que imediatamente reagiu em gritos de protesto. Logo em seguida, no dia 14, o Centroesteurgente colocou no ar ampla reportagem demonstrando cabalmente a improcedência do título. É verdade que a população de SG acreditava na versão, pois sempre foi iludida pelos colonos japoneses e políticos locais, como no caso da vereadora Denise Alves.
As quatro áreas do PADAP:
Rio Paranaíba = 60,8 %
Campos Altos = 23 %
São Gotardo = 10 %
…………. Ibiá = 6,2 %
São Gotardo e Rio Paranaíba fazem parte do bem-sucedido Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba – PADAP, implantado na região, em 1973, pelo governo Médici, dentro do qual possuem áreas respectivas de 10 % e 60,8 %. Os municípios de Ibiá e Campos Altos também integram o programa com 6,2 % e 23 % de terras. O que não se pode negar é que o pioneirismo do plantio da leguminosa se deu em SG, em 1988, por intermédio dos colonos Pedro Takigami, Odair Mussi e Luiz Kawazaki, mas isso teve pouca duração. Logo em seguida, Rio Paranaíba assumiria a liderança no cultivo da raiz em sua área 600% maior que a do vizinho. O espaço de 10 % pertencente a SG dedica-se hoje ao cultivo de café, soja, milho, frutas, além da pecuária.
Vamos fazer uma troca ? Nois moradores de são Gotardo te damos com muito prazer o “nome” festa nacional da cenoura , que não nos acrescenta em nada para nois , enquanto isso nois ficamos com a universidade federal de vocês ! O que acham ? Parem de choradeira ! Vocês têm oportunidade muito maior que a nossa de criar cidadãos formados , e ficam chorando por causa de nome de festa ?
Prezado sr. Ricardo, parabéns por suas opiniões corretíssimas. Elas revelam um cidadão que aposta na educação como o principal mecanismo de se alcançar o desenvolvimento…
Deixa quieto,afinal a UFV-CRP é até então a maior conquista desta região!E esta transformando a cidade de Rio Paranaíba em todos os aspectos!
Concordo plenamente c a decisao do povo Rio Paranaibano somos o maior produtor de cenoura e temos todo o direito de expor para todo o País o esclarecimentos de nossos direitos.
Caramba estão brigando por causa de festa ,São Gotardo tem que arcar com uma população itinerante que não consta nos registros do governo para envio correto de verbas, e eles tem uma faculdade lá, estão passando por dificuldades como disse a reportagem , entao porquê não brigam por mais produção à menor custo, melhor preço no mercado ,isso sim faz a diferença pra todos .
Tem que rir mesmo que povo fútil !! Rio Paranaiba nem prefeito tem,dá um pulo aqui na guarda dos ferreiros onde é município do Rio para vocês ver que vergonha, buracos que da pra colocar Rio Paranaíba lá dentro !!! Rio Paranaíba é tão bom que todos os produtores reside em São Gotardo.
Quanto às lavouras ser município do Rio Paranaíba todo mundo sabe, e acho simples só São Gotardo trocar acredito que não vá mudar nada. São Gotardo tem prefeito é muito inteligente está fazendo coisas na cidade que nunca foi feito.
Quanto ao Grupo Sekita que é alvo de inveja de muitos, estão cada dia mais fortes porque sabem trabalhar com honestidade e transparência.
Apareceu um lambe saco dos Sekita,tava demorando!
Que bosta de matéria .. quanto erro ortográfico kkkkkk .. O Rio Paranaíba tinha que se preocupar em ajudar financeiramente os alunos que estudam em Patos de Minas e que residem na parte pertencente ao Rio Paranaíba na Guarda dos Ferreiros. Assim os alunos que moram em São Gotardo teriam um auxilio maior da prefeitura de São Gotardo .. Bando de Zé ruela !!
O povo do Rio Paranaíba tem que arrumar um pau pra subir…
Jornaleco esse é o mais fake News que já vi